Tendências do agronegócio para 2024: o que esperar do setor no próximo ano?

Tendências do agronegócio para 2024: o que esperar do setor no próximo ano?

October 23, 2023

Tendências do agronegócio para 2024: o que esperar do setor no próximo ano?

O agro é um dos setores mais importantes da economia brasileira, sendo responsável por um pouco mais de ¼ do PIB nacional. Seu dinamismo é também muito grande, exigindo que os agentes desse ecossistema  conheçam as principais tendências do agronegócio para 2024.

Dentro deste contexto, saber o que os consumidores desejam, planejar operações, analisar dados e conhecer as tendências (tecnológicas, mercadológicas, climáticas) são aspectos importantes para melhor gerenciar a produção agrícola.

Convidamos você a conhecer as principais tendências do agronegócio para 2024 e como elas devem influenciar o mercado nos próximos anos.

Tendências do agronegócio para 2024: Volume de grãos e carne crescente

A produção brasileira de grãos e carne tem grande representatividade mundial e a expectativa é que para 2024 o segmento mantenha sua participação. 

Para 2024, projeções recentemente divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a produção recorde de carnes e uma safra de grãos próxima da atual (que foi a maior da história) estão no horizonte do Brasil para a próxima temporada. 

No caso da soja, milho, arroz, feijão e algodão, a companhia estima que o país produzirá 319,5 milhões de toneladas, que é um volume praticamente estável quando comparado ao ciclo atual. Já o incremento na área cultivada será de 0,5%, chegando a 78,9 milhões de hectares.

No caso da soja, há a expectativa de o agronegócio nacional alcançar uma nova safra recorde, com aumento no processamento interno e no volume de exportações. Isso ocorrerá devido à maior rentabilidade do cultivo e a perspectiva de que a região Sul não irá enfrentar sérios problemas climáticos como no ciclo anterior.

No caso das carnes (bovina, de frango e suína), a companhia projeta uma produção nacional de 30,85 milhões de toneladas. Se concretizado, este resultado irá superar em 2,7% o registrado neste ano, que já foi considerado recorde.

O país também deverá apresentar crescimento nas exportações de carne, com 9,46 milhões de toneladas (+2,7% em relação a 2023). Além disso, haverá alta de 2,7% na disponibilidade de carnes para o mercado interno, chegando a 104,9 kg por habitante.

Tendências tecnológicas deverão ser acompanhadas mais de perto

Na última década, a exigência do mercado tem gerado profundas transformações na produção de alimentos e no agronegócio brasileiro como um todo. Hoje, grandes produtores já adotam soluções tecnológicas visando maiores produtividades e sustentabilidade.

Para 2024, a tendência é que o pequeno e o médio produtor rural promovam atualizações no seu modo de operar para não apenas sobreviver, mas para também prosperar.

Neste contexto, caberá aos produtores trabalharem com o avanço da eficiência das operações agrícolas. Novas ferramentas tecnológicas, como a irrigação inteligente, a agricultura digital, a agricultura de precisão e o uso dos drones são ótimas possibilidades neste contexto.

No caso da irrigação inteligente, a tendência é que as empresas migrem cada vez mais para o uso de sensores na lavoura, além de softwares de gestão. Eles serão responsáveis pela coleta de dados mais precisos, além de fornecer informações para tomadas de decisão.

A agricultura de precisão, por sua vez, manterá seu crescimento no agro nacional, sendo mais uma das fortes tendências do agronegócio para 2024. Com sua aplicação, será possível melhorar a:

  • Gestão de fertilização e nutrição vegetal;
  • Gestão de correção do solo e crescimento vegetal; 
  • Gestão de irrigação de plantio direto;
  • Gestão de plantio extensivo; e 
  • Gestão de colheitas.

Outra forte tendência para o próximo ano são os drones. Com o crescimento da agricultura de precisão, espera-se que o uso de drones agrícolas também cresça. 

Além do mapeamento da área, os drones serão utilizados com foco na redução do desperdício de defensivos, entre outras possibilidades de aplicação, como monitoramento prévio ao processo de pulverização, por exemplo.

Também vale abrir um parêntese para a expectativa de crescimento no mercado de aplicação aérea de defensivos químicos. Com forte crescimento nos últimos anos, as pulverizações aéreas devem seguir crescendo

Com o uso de softwares específicos, produtores poderão dar continuidade à otimização do desempenho da pulverização, redução do uso de produtos e obtenção de maiores rendimentos.

Sustentabilidade e ESG também ganham mais espaço

A busca pela sustentabilidade e aplicação da agenda ESG nas operações do agronegócio são fortes tendências do agronegócio para 2024, consequentemente devem conquistar bastante espaço. 

Basicamente, essas tendências consistem na adoção de ações que busquem unir o trabalho realizado com ferramentas e medidas mais sustentáveis, reduzindo os impactos no meio ambiente, garantindo a saúde de colaboradores e aprimorando a governança do negócio.

Para o próximo ciclo do agronegócio a tendência é que as empresas que adotarem estratégias e modelos de negócios alinhados às melhores práticas de ESG e de sustentabilidade, se diferenciem no mercado, além de criarem suas próprias bases de crescimento e perpetuidade. 

Ou seja, quanto mais cedo as empresas do agronegócio se prepararem para enfrentar os desafios de sustentabilidade, maiores serão suas chances de sucesso.

Para isso, a expectativa é que produtores invistam cada vez mais nas estratégias de controle biológico através do emprego de medidas inteligentes de monitoramento e controle de pragas.

O uso de insumos biológicos na produção, por exemplo, vem ganhando cada vez mais espaço no campo, sendo impulsionado pelos novos hábitos de consumo e por uma maior preocupação com a saúde e o meio ambiente.

Plano Safra 2023/24 – Grande apoio às iniciativas sustentáveis

O Plano Safra 2023/24, que terá sua vigência até o meio do ano de 2024, apresenta muitas linhas de crédito que incentivam a sustentabilidade e os programas ambientais. 

Várias das opções do plano priorizam e incentivam produtores que adotam práticas mais sustentáveis, como a agricultura de baixo carbono.

Consequentemente, a expectativa é que o agronegócio brasileiro siga a tendência mundial e melhore sua imagem nesse sentido, principalmente em relação a parceiros como China, Canadá e União Europeia.

Para que todas as tendências do agronegócio se confirmem, o planejamento é fundamental. Confira neste artigo do nosso blog porque a tecnologia é uma grande aliada neste sentido.