Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas: Melhores práticas aéreas

Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas: Melhores práticas aéreas

October 13, 2023

Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas: Melhores práticas aéreas

Na agricultura brasileira, há um crescente avanço da tecnologia da aplicação de defensivos agrícolas. Isso eleva o padrão de qualidade dessa operação, dando maior segurança a todos os envolvidos.

O principal objetivo do uso destas tecnologias é garantir maior eficiência da aplicação do defensivo no alvo, elevando a lucratividade e a rentabilidade da cultura.

Neste contexto, grande avanço da tecnologia de aplicação tem sido observado na pulverização realizada por aviões, que garante uma distribuição rápida, precisa e eficiente do defensivo na lavoura, principalmente em áreas de difícil acesso.

Acompanhe, neste artigo, as melhores práticas e tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas via aérea e como esse avanço ajuda a otimizar a pulverização. 

Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas: eficiência e otimização de processos

A produção agrícola brasileira vem, safra após safra, demonstrando sua eficiência. Essa constatação é evidenciada de diversas formas, com destaque para o uso mais eficiente (e tecnológico) de defensivos agrícolas no controle fitossanitário.

A tecnologia de aplicação de defensivos químicos consiste na aplicação de um produto químico por um equipamento adequado, de maneira que o controle do alvo biológico (praga, fitopatógeno ou planta daninha) seja mais eficiente, econômico e seguro.

Também é importante entender as diferenças entre a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas e a pulverização destes produtos.

Por definição, a pulverização refere-se à transformação de uma substância líquida em gotas. A aplicação, por sua vez, está ligada à deposição das gotas sobre o alvo.

Para maior eficiência, as gotas precisam estar no tamanho e densidade adequados ao objetivo da aplicação, exigindo um conhecimento correto da tecnologia de aplicação.

Essas tecnologias são adotadas para aumentar a qualidade da operação, além de trabalhar para melhorar a segurança do agricultor e de todo o ecossistema ao redor.

Busca também garantir que o defensivo atinja o alvo da forma mais eficiente possível, sempre com o melhor custo-benefício.

Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas: muitos avanços e novidades

Com o avanço da agricultura de precisão, muitas tendências e novidades tecnológicas vêm garantindo ótimos resultados na aplicação de defensivos, auxiliando o produtor não só na lavoura, mas também em suas decisões estratégicas. 

Confira algumas dessas tecnologias e novidades que estão transformando a aplicação de defensivos agrícolas dentro da agricultura brasileira:

Telemetria

Essa é uma técnica que utiliza tecnologias focadas na coleta e compartilhamento remoto de dados sobre equipamentos e máquinas agrícolas. 

Na aplicação de defensivos agrícolas, a telemetria gera um diagnóstico de toda a operação realizada pelo equipamento, levantando informações importantes para melhor gestão da operação, permitindo a tomada de decisões sobre futuras operações. 

Assim, são gerados relatórios diários das operações realizadas pelos pulverizadores, auxiliando na otimização do processo.

Softwares de aplicação de defensivos agrícolas

A gestão agrícola, quando feita com softwares e ferramentas digitais, é fundamental para otimizar o uso de insumos na lavoura, inclusive defensivos agrícolas.

O uso destes softwares garante a coleta de dados em tempo real, permitindo o acompanhamento contínuo do manejo e tomada de decisão sobre as melhores práticas que aliem a eficiência da pulverização com a economia no uso de defensivos agrícolas.

Além disso, os custos na compra desta solução são compensados pela economia nos custos de produção e pelo aumento da eficiência da lavoura. 

Veículo agrícola autônomo (VAA)

Um veículo agrícola autônomo é uma máquina que tem a capacidade de realizar sozinha a operação de pulverização. Tecnologia futurista e ainda não comercializada, os VAA têm tudo para ser a próxima tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. 

Já existem protótipos que funcionam de modo totalmente automatizado. Estes, quando guiados por sensores, GPS e câmeras ultramodernas vão realizar todo o processo com eficiência e segurança.

Pulverização aérea

Os aviões são também novidades que ganham cada vez mais espaço na área de aplicação de defensivos agrícolas.

Nessa técnica a substância é pulverizada através de vários voos rasantes com uma distância aproximada de 3 metros do solo, evitando assim o amassamento da lavoura e diminuindo a contaminação.

Quando comparada com a pulverização terrestre, a pulverização aérea pode ser executada de maneira muito rápida, tratando grandes áreas de maneira muito mais rápida e pulverizando mais hectares em uma hora.

Melhores práticas para a aplicação de defensivos agrícolas via aérea

Aliadas às inovações, novidades e boas práticas, há algumas boas práticas que contribuem com resultados mais eficientes na aplicação de defensivos agrícolas via pulverização aérea. 

Veja 5 das melhores práticas ligadas à tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas:

Invista em um eficiente planejamento

O primeiro aspecto de importância é o investimento em um correto planejamento e gestão de toda a operação.

Muitos dos problemas decorrentes da aplicação de defensivos agrícolas são resultado da falta de planejamento e de orientação profissional. Ou seja, o vilão não é a escolha do produto, mas sim a estratégia usada na aplicação.

No caso da pulverização aérea, a solução desenvolvida pela Perfect Flight é uma ótima aliada. Com seus recursos pré voo e mapas de aplicação, essa solução permite definir a área de aplicação com mais precisão e dá respaldo ao piloto para realizar a operação com excelência.

Faça a correta regulagem da aeronave

De todas as tarefas de responsabilidade do piloto agrícola, a calibração da aeronave é possivelmente a mais importante, influenciando no sucesso da aplicação.

Uma boa calibração permite que a operação seja realizada em áreas uniformes e de topografia plana ou pouco ondulada com um erro de 5%, para mais ou para menos do volume calculado.

A escolha dos bicos é também fundamental e depende da pressão de trabalho, que deverá estar entre 100 e 300 kPa (1 a 3 Bar), obedecendo à pressão de trabalho da bomba.

Também é importante considerar fatores como a velocidade de voo, a faixa tratada, o volume de calda desejado na área e o número de bicos abertos que serão usados na aplicação.

Prepare a calda corretamente

Além da tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, o correto preparo da calda é também imprescindível e exige alguns cuidados importantes.

O primeiro cuidado é verificar todas as informações e recomendações necessárias sobre o produto que será aplicado no receituário agronômico. Também é fundamental realizar esse preparo com todos os EPIs, já que o operador lida com produtos químicos.

Também é necessário saber a ordem correta para a mistura da calda — ou seja, definir qual deve ser a sequência de adição dos produtos.

A adição de adjuvante ou não também dependerá da leitura da bula do defensivo agrícola a ser aplicado.

Fique atento às condições climáticas

Outro fator que influencia a qualidade da pulverização aérea são as condições climáticas, já que existem condições adversas que podem prejudicar os resultados da aplicação dos defensivos agrícolas. Um cenário ideal seria:

  • Velocidade do vento: entre 3 km e 10 km/h;
  • Temperatura: abaixo de 30º;
  • Umidade relativa do ar: Mínimo 55%.

Além do acompanhamento climático durante a aplicação, é fundamental também considerar como estará o clima após a aplicação, já que, para alguns produtos, uma precipitação pode provocar a perda da eficiência da calda.

Avalie o resultado da aplicação e melhore os indicadores

Além de todo o planejamento pré voo, é fundamental avaliar todo o resultado da aplicação. A solução da Perfect Flight, mais uma vez, pode contribuir com esse processo.

Os recursos pós voo oferecidos pela plataforma permitem o rastreio e a análise da aplicação aérea com maiores detalhes. Assim que o piloto conclui o trabalho e recupera os arquivos de log, o usuário pode carregá-los em nossa plataforma. 

Com isso, o usuário receberá uma análise detalhada do trabalho, incluindo informações sobre a quantidade de produto utilizado, a rota de voo percorrida e possíveis pontos de melhoria.

Dessa forma, tanto a tecnologia de aplicação quanto às boas práticas são fundamentais para aumentar a eficiência da pulverização agrícola aérea, otimizando processos e protegendo a lavoura de uma maneira mais sustentável.

 

Continue acompanhando o blog da Perfect Flight e saiba tudo sobre as tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas, com destaque para a pulverização aérea.