Saiba como a rastreabilidade facilita o acesso ao crédito para produtores rurais

Saiba como a rastreabilidade facilita o acesso ao crédito para produtores rurais

August 8, 2023

Saiba como a rastreabilidade facilita o acesso ao crédito para produtores rurais

Ao longo da história do agronegócio brasileiro, os créditos rurais sempre tiveram um importante papel para viabilizar a produção de alimentos no país. Esse é um recurso  que permite aos produtores o investimento em inovações e novas tecnologias. Mas você sabia que hoje a rastreabilidade pode ser uma estratégia para aumentar as chances de se  obter tais créditos?

Cabe à rastreabilidade fornecer informações confiáveis e transparentes ao mercado, indicando a origem e a qualidade dos produtos agrícolas e garantindo que todos os procedimentos foram realizados de acordo com as normas estabelecidas.

Como consequência, os investidores veem na rastreabilidade a melhor forma de comprovar que as boas práticas agrícolas são realizadas. 

Isso ocorre porque bancos e instituições financeiras preferem investir naquelas atividades que prezam pela sustentabilidade, segurança e qualidade do produto e que são comprovadas pela rastreabilidade.

Rastreabilidade: essencial para atender às exigências do mercado

A expectativa de especialistas é que o Brasil seja peça fundamental para a alimentação mundial. Um estudo recente da Embrapa mostra isso. 

Intitulado “O Agro brasileiro alimenta 800 milhões de pessoas”, este estudo afirma que, no futuro próximo, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo serão alimentadas pelo Brasil, incluindo a população brasileira.

Contudo, esse enorme potencial do agronegócio brasileiro não deve ser motivo para acomodação. 

Nos próximos anos, a tendência é que os temas ligados ao ESG, sejam pauta central do sistema produtivo, tanto para a negociação de produtos quanto para a obtenção de crédito.

Diante disso, para atender às expectativas do mercado consumidor e de investidores, o produtor rural precisa aplicar boas práticas na fazenda, mas também adotar meios para que essas práticas sejam comprovadas. 

E nada melhor do que as ferramentas de rastreabilidade para comprovar isso e servir de respaldo para que o produtor capte crédito junto às entidades financeiras.

A rastreabilidade a serviço da análise de crédito

Através de tecnologias como etiquetas RFID, códigos de barras, QR codes, sistemas de geolocalização e outras ferramentas, é possível obter informações detalhadas sobre o cultivo, colheita, transporte, armazenamento e distribuição dos alimentos. 

Esses dados incluem informações sobre insumos utilizados, práticas agrícolas adotadas, datas de produção e lotes envolvidos, garantindo a rastreabilidade de cada etapa do processo.

Diante desse contexto é difícil imaginar um cenário onde a rastreabilidade não se tornará obrigatória aos participantes da cadeia de agronegócio que desejam atender a demanda do mercado e captar crédito para isso.

Na atualidade, a rastreabilidade ainda não é um fator decisivo para a oferta ou negação do crédito, mas graças aos resultados positivos já obtidos com ela para ambos os lados, isso tem se tornado cada vez mais relevante nas negociações.

Ou seja, bancos e instituições financeiras tendem a oferecer crédito com maiores vantagens para aqueles produtores que investem em rastreabilidade, em detrimento daqueles que não adotam tais medidas.

Como a rastreabilidade ajuda os produtores a ter crédito facilitado?

 Como já salientado, a rastreabilidade é, cada vez mais, um fator relevante na hora da oferta de crédito por parte das instituições financeiras.

Assim, ao adotar a rastreabilidade, produtores rurais terão maior chance de acesso ao crédito rural por algumas razões, dentre as quais se destacam:

  1. Maior transparência na cadeia de produção: 

Como já citado, o produtor demonstrará sua responsabilidade e transparência para com o mercado ao fornecer aos bancos o acesso a dados precisos e confiáveis sobre a origem e a qualidade de seus  produtos.

  1. Garantia de qualidade e segurança:

Ao fornecer informações sobre o uso de fertilizantes e defensivos agrícolas, por exemplo, e ao mostrar que produção ocorre sem desmatamento, os produtores garantem ao mercado que seus produtos são seguros para o consumo e ambientalmente corretos. 

Consequentemente, os bancos não correm o risco de ter seus nomes associados às empresas que desmatam ou têm uma produção que compromete a saúde da população.

  1. Minimização de riscos para as instituições financeiras: 

Parte importante da análise de crédito, a rastreabilidade ajuda a mitigar os riscos associados ao crédito rural, uma vez que as informações detalhadas permitem uma melhor avaliação do potencial de retorno do investimento realizado. 

Resumidamente, os credores (instituições financeiras) só cedem o crédito tendo alguma garantia de que esse dinheiro emprestado será pago posteriormente, e quanto mais dados ajudarem a provar que o tomador (nesse caso, o produtor) tem um baixo risco de não conseguir pagar pela dívida, maior a chance de ele conseguir a aprovação do acesso ao crédito rural.

  1. Facilitação do acesso a mercados exigentes: 

No atual cenário, muitos mercados internacionais, além das grandes redes de varejo, exigem a rastreabilidade como requisito para a comercialização de produtos agrícolas.

  1. Melhoria da gestão da propriedade rural: 

Para que possa ser implementada, a rastreabilidade requer maior eficiência no registro e no monitoramento de informações relacionadas à produção agrícola. 

Isso estimula uma melhor gestão da propriedade rural, incluindo o registro de atividades, a manutenção de registros financeiros e a adoção de práticas sustentáveis. 

Consequentemente, bancos terão maior confiabilidade quando investem em um negócio onde todos os processos são muito bem registrados.

Dessa forma, se você precisa de crédito para investir na sua atividade e ao mesmo tempo pretende aumentar a sustentabilidade do seu produto e da sua produção, o investimento em rastreabilidade representa como uma excelente opção. Pense nisso!

 

Conheça a maior plataforma de rastreabilidade de pulverizações aéreas do mundo e facilite sua obtenção de crédito! Fale com os técnicos da Perfect Flight.