Pulverização agrícola de alta performance: como a escolha dos equipamentos impacta nos resultados?

Pulverização agrícola de alta performance: como a escolha dos equipamentos impacta nos resultados?

December 7, 2023

Pulverização agrícola de alta performance: como a escolha dos equipamentos impacta nos resultados?

A proteção das lavouras contra pragas, doenças e insetos e a disponibilização de nutrientes para as plantas são práticas que asseguram maior produtividade no campo. Para garantir eficiência neste manejo, a pulverização agrícola de alta performance é imprescindível.

A agricultura de precisão, a evolução das técnicas e dos próprios pulverizadores, permitem que o alvo seja atingido com mais facilidade, elevando a eficácia da operação que, vale destacar, ainda é bastante complexa.

Diante disso, escolher corretamente o equipamento pulverizador é bastante importante. O impacto dessa escolha será visto na qualidade do produto final, na redução dos desperdícios, nos custos na operação e na maior performance operacional.

Neste artigo, você acompanhará a importância da pulverização agrícola, além da escolha do equipamento certo capaz de trazer melhor desempenho dessa importante etapa do agronegócio.

Pulverização agrícola: processo fundamental para a agricultura moderna

Aumentar a capacidade produtiva das lavouras não é uma tarefa fácil. Mesmo com toda a inovação, tecnologia e qualidade de insumos, o desafio ainda é grande.

Isso acontece porque as maiores produtividades dependem de uma combinação de fatores responsáveis pelo aumento do potencial produtivo da lavoura. Dentre eles, os cuidados com as pragas e doenças é fundamental, exigindo a distribuição de defensivos agrícolas em toda a área plantada por meio da pulverização.

Por definição, a pulverização agrícola é um processo responsável pela distribuição de produtos químicos, como os inseticidas, pesticidas e herbicidas, em pequenas partículas na lavoura, com foco no controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

Com a aplicação destes defensivos, o potencial prejudicial dos fitopatógenos é reduzido e o produtor evita prejuízos (produtivos e financeiros). 

Além da aplicação de defensivos agrícolas, os pulverizadores também são utilizados na aplicação de fertilizantes e nutrientes, responsáveis pelo aumento da produtividade das culturas.

A escolha dos equipamentos de pulverização é essencial!

Dentro da agricultura moderna, os equipamentos de pulverização exercem um papel de crucial importância para maior performance e resultados eficazes. Por isso, a escolha destes equipamentos deve ser cuidadosa e bem realizada.

Mas antes da escolha, vale conhecer quais são as opções disponíveis. Basicamente, existem pulverizadores terrestres e pulverizadores aéreos:

Pulverizadores terrestres: Nesta modalidade, toda a prática de pulverização é feita por terra, seja por meios manuais ou automatizados. Seus tipos são:

  • Costal - Tipo de pulverizador acoplado às costas do ser humano, sendo indicado para pequenos e médios agricultores.
  • Atomizador - Tipo de pulverizador agrícola que garante que o produto seja despejado de maneira rápida nas plantas. É recomendado para o cultivo de árvores frutíferas e em terrenos que não é possível o uso de outro método. 
  • Pulverizador de barra - Equipamento que contém inúmeros bicos de pulverização, que distribuem a calda pela lavoura. Geralmente acoplados em um trator, é ideal para a aplicação de defensivos químicos em grandes áreas e em um pequeno intervalo de tempo.
  • Autopropelido - voltado para lavouras com áreas extensas, este pulverizador possui barras de tamanhos variados e tanques grandes, capazes de armazenar altas quantidades de calda.

Pulverização aérea: Geralmente utilizada em grandes lavouras e em locais que não é possível o acesso terrestre do pulverizador.

Essa forma de pulverização pode ser feita de diferentes formas, como: aviões, helicópteros ou drones. Com os recentes avanços tecnológicos na aplicação e na gestão, essas são excelentes opções dentro da agricultura moderna e podem alcançar regiões extensas com grande eficiência.

No uso de aviões, por exemplo, a substância é pulverizada através de vários voos rasantes com uma distância de aproximadamente 3 metros do solo.  Vale lembrar que tanto a aeronave, quanto o piloto devem possuir licenças especiais para a prática.

Mas qual é o tipo de pulverização agrícola mais adequada?

Agora que você conhece os tipos de pulverizadores mais comuns, chegou a hora de escolher o equipamento que melhor se adapta à sua lavoura a ponto de melhorar a performance!

A primeira recomendação é buscar auxílio profissional. Os agrônomos são os profissionais capacitados para fazer a prescrição do defensivo e recomendar o tipo de pulverizador mais adequado. 

Além disso, na hora de definir o equipamento ideal para a aplicação, vale observar três questões essenciais, reunidas abaixo:

  1. Qual é o tipo de cultura?

As características das lavouras e pomares influenciam diretamente na escolha do pulverizador. Pulverizadores de barra funcionam muito bem em longas áreas e plantas com altura menor. Já as lavouras na fase final de desenvolvimento possuem plantas altas, então a pulverização aérea funciona melhor.

  1. Qual é o tamanho da área?

A pulverização agrícola em lavouras com áreas pequenas pode ser resolvida com pulverizadores manuais mais simples ou até com drones.

Já as lavouras com grandes extensões, dependendo do tipo da cultura e do acesso à plantação, o melhor é optar por pulverizadores automatizados, aplicados com tratores ou em aviação área.

  1. Qual é o capital para investimento? 

Quanto mais avançada for a tecnologia do pulverizador, mais caro ele será. Também é preciso considerar o valor a ser investido na compra dos produtos, equipamentos de proteção e contratação de profissionais especializados, principalmente para a pulverização área.

Dessa forma, é fundamental avaliar o custo-benefício do modo de aplicação do produto, assim como a performance oferecida pelo método escolhido.

Dicas para alcançar uma pulverização agrícola de performance

Quando aplicada corretamente, a pulverização agrícola pode trazer excelentes resultados, aumentando a performance de uma lavoura e tornando a pulverização mais eficiente, econômica e ambientalmente responsável.

Por isso, a escolha inteligente dos equipamentos de pulverização, o planejamento da operação e o monitoramento dos resultados são fundamentais. Confira alguns cuidados que você pode tomar neste sentido:

  • Adquira defensivos químicos e máquinas com maior padrão de qualidade;
  • Promova a saúde dos colaboradores, especialmente com o uso de EPIs adequados;
  • Respeite a época de aplicação de cada produto;
  • Sempre utilize água de boa qualidade;
  • Verifique as condições climáticas (temperatura, umidade e velocidade do vento) e planeje a aplicação dos produtos com base nelas;
  • Descarte os resíduos conforme regulamentações, evitando danos ao meio ambiente;
  • Utilize os agroquímicos em quantidades apropriadas, garantindo o controle de custos, a eficiência da pulverização e reduzindo os impactos ao meio ambiente;
  • Invista em tecnologias inteligentes para medir, calibrar, gerenciar e otimizar a operação de pulverização, caso dos sistemas da Perfect Flight, que monitora toda a pulverização área;
  • Faça a correta e frequente manutenção e a limpeza do equipamento de pulverização;

Importante reforçar que uma pulverização agrícola de alta performance depende de bons equipamentos e profissionais qualificados. Então não tenha medo de procurar a assessoria de profissionais com amplo conhecimento no assunto, fazendo deles os seus parceiros.

Tomando esses cuidados relacionados à pulverização agrícola, sua lavoura tem tudo para se manter livre de pragas e doenças, elevando a produtividade e a lucratividade da atividade.

Continue acompanhando o blog da Perfect Flight e fique bem informado sobre as tecnologias de pulverização agrícola de alta performance.