Pulverização agrícola: Controle as pragas na plantação de maneira eficiente

Pulverização agrícola: Controle as pragas na plantação de maneira eficiente

July 14, 2023

Pulverização agrícola: Controle as pragas na plantação de maneira eficiente

Proteger as lavouras contra a ação de pragas, doenças e insetos é uma prática comum na agricultura e visa garantir maior produtividade no campo. Mas, para que essa tarefa seja mais eficiente, a pulverização agrícola merece total atenção.

Com o avanço tecnológico, essa tarefa é, na atualidade, realizada com o auxílio de máquinas específicas, conhecidas como pulverizadores agrícolas

Estes são equipamentos projetados para promover a distribuição de produtos fitossanitários na plantação, de modo a garantir a absorção do produto e a sua correta pulverização.

No artigo de hoje convidamos você a entender como funciona a pulverização agrícola, além de quais são as medidas para que essa tarefa seja muito mais eficiente.

O que é pulverização agrícola?

A pulverização agrícola é uma velha conhecida na agricultura, mas nem por isso deixa de ser interessante e necessária, principalmente pelo surgimento de recorrentes avanços tecnológicos.

Basicamente, essa tarefa é responsável por distribuir produtos agroquímicos, aditivos, nutrientes ou fertilizantes na lavoura, protegendo-a da ação de pragas e doenças.

Para garantir a máxima eficiência, a pulverização é realizada por um equipamento conhecido como pulverizador agrícola. 

Este é um equipamento usado para distribuir substâncias líquidas (geralmente diluída em água) em pequenas partículas, garantindo uma distribuição nos locais desejados e na quantidade correta.

Principais tipos de pulverização

Na atualidade, há modelos de pulverizadores agrícolas bastante diversificados que visam atender todas as demandas. Veja a seguir, de uma forma resumida, as características de cada tipo:

Pulverizador costal

Mais comum para pequenas lavouras, este equipamento é composto de um reservatório com alças que pode ser carregado nas costas. Pode ter acionamento manual, elétrico ou a combustível.

Pulverizador de pistola

Geralmente trabalham com ar comprimido e podem possuir acionamento manual ou elétrico. São indicadas especificamente para hortas, pomares e jardins pequenos.

Pulverizadores de barra

Esse pulverizador agrícola consiste de uma barra com múltiplas pontas de pulverização, geralmente montadas em um trator. É indicada para cobrir grandes áreas com boa eficiência.

Atomizadores

Com o uso deste equipamento, o produto é pulverizado sobre a plantação por força de uma corrente de ar, permitindo atingir longas distâncias. Esse tipo de pulverizador é mais utilizado em culturas perenes, por exemplo, café e laranja.

Pulverização aérea

A pulverização aérea é realizada com o uso de drones e aviões agrícolas, cada um com suas especificidades. 

Os drones são indicados para a aplicação de precisão. Os aviões, por sua vez, garantem rapidez operacional, sendo mais indicados para grandes áreas de cultivo.

Pulverização aérea: atividade crescente e com muitos benefícios

A pulverização agrícola por via aérea vem ganhando grande espaço nos últimos anos, principalmente devido às suas muitas vantagens, dentre as quais merecem destaque:

Maior agilidade na pulverização - A distribuição do pulverizado torna-se muito mais rápida, sem comprometer a qualidade no combate de pragas e doenças.

Evita o amassamento das plantas e do solo – Quando realizada por tratores, a pulverização realizada pode ocasionar o amassamento das plantas e do solo. Em contrapartida, um avião agrícola ou um drone realizam a pulverização sem ter contato com as plantas – preservando sua anatomia e desenvolvimento.

Diminui contaminações cruzadas – Sem o devido cuidado, a pulverização terrestre pode ser um fator de disseminação de doenças de uma lavoura a outra (via máquinas e equipamentos). Quando a pulverização é aérea, esse risco é evitado, pois não há esse contato.

Mais segurança ao trabalhador - Por necessitar de profissionais com alta capacitação e que trabalham dentro da legislação técnica, o controle de qualidade na pulverização aérea é muito maior, garantindo segurança para a lavoura e meio ambiente.

Garantem ótima precisão - Por conta do uso de GPS e muitas outras ferramentas tecnológicas, tanto os aviões quanto os drones garantem uma aplicação de forma muito mais precisa, ou seja, o produto atinge apenas a plantação, sem desperdício.

Revolução da pulverização agrícola aérea: mais relatórios e análises

A pulverização aérea vem conquistando seu espaço dentro da agricultura brasileira. Isso se explica principalmente em razão da disseminação de conhecimento entre os agricultores, fazendo com que eles passem a reconhecer as muitas vantagens dessa tarefa. 

Assim, para quem deseja investir no aumento da produtividade e no melhor controle de pragas e doenças das lavouras, a pulverização aérea é uma poderosa ferramenta, principalmente devido às muitas tecnologias e inovações que surgem neste segmento.

Nos últimos anos, este tipo de manejo vem passando por uma verdadeira revolução tecnológica, responsável por aumentar a performance, eficiência e a sustentabilidade dessa tarefa.

O sistema da Perfect Flight, por exemplo, tem um sistema criado que foi pensado para facilitar o dia-a-dia dessa tarefa. 

Conhecido como Perfect Flight App, este sistema gera relatórios de análises de pulverizações através dos arquivos de LOG dos aparelhos DGPS das aeronaves que realizam as aplicações.

Com foco em análise da qualidade, aproveitamento e sucesso das aplicações, o sistema da Perfect Flight permite maior otimização da performance, melhoria dos índices de acerto e uniformidade das aplicações de forma contínua.

Também é focado na análise de aplicações próximas a áreas de restrição, de acordo com o que preconiza a Instrução Normativa Nº 2, o conselho de boas práticas, a legislação vigente e o CAS (Certificação Aeroagrícola Sustentável).

Basicamente, este sistema fornece relatórios analíticos, que ajudam o agricultor a ter uma visão simples e geral da qualidade das aplicações. 

Exatamente por isso, essa é uma solução bastante requisitada por analistas e gerentes, que precisam de dados relevantes de forma rápida e assertiva para tomada de decisão quanto à pulverização agrícola. 

Acompanhe o blog da Perfect Flight e saiba muito mais sobre o uso da tecnologia na pulverização agrícola.