Inovações tecnológicas na pulverização agrícola: veja o papel da inteligência artificial

Inovações tecnológicas na pulverização agrícola: veja o papel da inteligência artificial

January 11, 2024

Inovações tecnológicas na pulverização agrícola: veja o papel da inteligência artificial

Desde que produtores rurais começaram a adotar a tecnologia, a agricultura nunca mais foi a mesma! A história mostra que o uso de inovações tecnológicas na agricultura quebra paradigmas no modelo de produção agrícola.

E um dos segmentos que mais evoluíram tecnologicamente é o da pulverização agrícola. Este é um setor que vivencia uma nova fase de mudanças, marcada por fatores como digitalização, conectividade, automação, gestão de dados e principalmente a inteligência artificial.

E tudo indica que a IA será a grande transformadora da agricultura. Na área de pulverização, ela é usada na análise de dados para otimizar este manejo e no monitoramento de toda a operação, com o apoio de sensores, drones e máquinas conectadas.

Consequentemente, essas inovações tecnológicas vão ajudar no aumento da eficiência, melhora da produtividade e redução do desperdício da pulverização, garantindo a sustentabilidade e a segurança alimentar.

Avanços tecnológicos na pulverização ajudam a alimentar o mundo

No atual cenário, onde teremos cerca de 9,7 bilhões de habitantes em 2050, a grande missão dos agricultores é adotar novos modelos de produção para alimentar o mundo. 

Para colaborar com essa necessidade, o maquinário utilizado deve acompanhar a evolução que vem ocorrendo em todos os sentidos nas frentes de trabalho. Neste cenário, as áreas de cultivo dependem de um bom pulverizador, que vem rapidamente evoluindo. 

Essa evolução fez com que os equipamentos de pulverização e aspersão sejam substituídos por pulverizadores tecnológicos de alto desempenho destinados a aplicação otimizada de produtos.

De pulverizadores personalizados e manuais a grandes pulverizadores de arrasto ou aviões e drones, essas maravilhosas ferramentas agrícolas estão disponíveis em uma variedade de tamanhos e tipos.

Essas máquinas são equipamentos agrícolas especializados que são usados ​​para aplicar substâncias líquidas nas plantas, como fertilizantes e inseticidas, mesmo durante o ciclo de crescimento das culturas. 

Possuem ainda tecnologias que ajudam a aumentar a precisão da pulverização, devido à orientação automática por GPS, controle automatizado da altura da barra para mudança de terreno e modulação de pulso para ajustar as dosagens de acordo com a velocidade do pulverizador.

Inteligência artificial eleva o padrão de eficiência da pulverização agrícola

A inteligência artificial (IA) é o assunto do momento, e é claro que a agricultura vem sendo amplamente beneficiada com essa nova onda. Diversas empresas têm investido em equipamentos e soluções que utilizam IA para melhorar as operações realizadas.

Na área de pulverização agrícola, muitas são as inovações tecnológicas (representadas pelas câmeras e sensores) que usam a IA para tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados. Com elas, agricultores conseguem otimizar a aplicação de defensivos e fertilizantes.

Com o apoio da Inteligência Artificial há, dentre outras coisas, a leitura da superfície do solo, identificando as ervas daninhas e outras pragas em meio à plantação. Com esses dados, será possível identificar os locais onde a aplicação de defensivos agrícolas é necessária, possibilitando a pulverização seletiva na lavoura. 

Além disso, o operador da máquina ou o piloto do avião consegue acompanhar todo o processo. Ele poderá receber diagnósticos e parametrizar a operação através de uma interface gráfica instalada na cabine do pulverizador ou do avião.

As inovações tecnológicas associadas à IA também contribuem com um mapeamento eficiente e monitoramento contínuo da operação de pulverização. Essas tecnologias permitem que os agricultores ajam de forma proativa, adotando medidas preventivas, sempre que necessário. 

Isso resulta em uma melhor qualidade dos produtos, redução de perdas e aumento da lucratividade.

Inteligência Artificial e sustentabilidade: parceria perfeita!

A aplicação das inovações tecnológicas, cada vez mais assessoradas pela Inteligência Artificial, tem gerado uma economia significativa nas operações de pulverização agrícola, resultando em custos reduzidos.

Mas, além dos significativos benefícios econômicos, as soluções com IA beneficiam o meio ambiente, pois geram menos resíduos e, consequentemente, reduzem a contaminação do solo e dos recursos hídricos. 

Por contribuir com uma alta taxa de precisão na aplicação de defensivos, as inovações tecnológicas contribuem com uma redução no consumo de combustível, uma vez que não é preciso retornar à base várias vezes para abastecimento.

A Inteligência Artificial também pode ser usada para irrigação localizada da plantação, utilizando os recursos hídricos de forma racional. Com isso, há a garantia de eficiência na produção de alimentos com o menor impacto ambiental possível, inclusive com a pulverização aérea.

Além disso, a IA permite que as máquinas ajam de forma adaptativa. Ou seja, elas podem se ajustar a diferentes condições e responder às mudanças no ambiente, o que se torna essencial em um setor tão dinâmico quanto a agricultura.

Essas são as provas de que a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para impulsionar a inovação no campo, e seu potencial está apenas começando a ser explorado.

Ainda é preciso quebrar barreiras para a aplicação das inovações tecnológicas

Derrubar a “barreira de adoção”, principalmente quanto ao uso das inovações tecnológicas no campo, é um dos principais desafios dentro do setor agropecuário. 

Para superar estes desafios, é imprescindível garantir que todas as pessoas envolvidas na operação do campo estejam comprometidas e engajadas com as mudanças trazidas pelas novas ferramentas. 

Ou seja, é fundamental que os agentes do agro entendam o comportamento do setor agrícola e tenham a percepção sobre como as inovações tecnológicas podem otimizar a produção de diferentes culturas.

Mas, mesmo com grandes desafios, as inovações tecnológicas com IA aplicadas ao agro certamente serão grandes parceiras do agricultor durante o processo de pulverização agrícola de alta performance.

Para isso, produtores devem manter e desenvolver suas operações com base nas modernas soluções tecnológicas que ajudam a otimizar a produção, de forma a torná-la mais sustentável e cada vez mais eficiente. 

Seja na pulverização agrícola ou em qualquer outro manejo, a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para impulsionar as inovações tecnológicas no campo, e seu potencial está apenas começando a ser explorado.

Assim, se você é produtor rural, especialmente de grandes lavouras, nossa recomendação é apostar ativamente nessas inovações tecnológicas para elevar a eficiência, a sustentabilidade e o crescimento em suas operações agrícolas, principalmente no âmbito da pulverização.

Aproveite para conhecer as soluções da Perfect Flight para a pulverização agrícola e prepare-se para o sucesso de suas operações.