Futuro da pulverização agrícola: Conheça as inovações tecnológicas que transformam essa operação

Futuro da pulverização agrícola: Conheça as inovações tecnológicas que transformam essa operação

February 29, 2024

Futuro da pulverização agrícola: Conheça as inovações tecnológicas que transformam essa operação

A agricultura brasileira continua mostrando sua força no cenário mundial. Dados da CONAB estipulam que o volume da produção brasileira de grãos deverá atingir 316,7 milhões de toneladas na safra de 2023/2024. 

Mas você sabia que a produção brasileira de grãos poderia ter uma quebra de 100 milhões de toneladas a cada safra sem os processos de pulverização agrícola? Esse dado é comprovado pela ONU, que estima que as plantações sem proteção correta podem ter perdas de até 40% na produtividade.

Na agricultura brasileira, essa quebra na produção agrícola vem sendo evitada em razão da grande eficiência que produtores têm durante o manejo de pulverização agrícola.

Cada vez mais tecnológica e eficiente, as inovações na pulverização agrícola estão transformando a agricultura, proporcionando um controle muito mais efetivo de pragas e doenças, sem comprometimento da sustentabilidade.

No artigo de hoje convidamos você a conferir os desafios da pulverização agrícola atualmente enfrentados, além das inovações tecnológicas que levam ainda mais eficiência a essa operação.

Habitat perfeito para pragas e doenças

As pragas são os inimigos número 1 de todo agricultor. Elas atacam os cultivos, provocando doenças e reduzindo a capacidade produtiva. Sem o uso de defensivos diversos, certamente as pragas venceriam essa batalha com facilidade.

Para as condições brasileiras, o desafio é ainda maior. A combinação entre as temperaturas elevadas e a umidade, próprias do clima tropical, é ideal para a proliferação das mais diferentes pragas. Ou seja: o Brasil é o habitat perfeito para nossos inimigos.

O fato é que, ao contrário do que vem sendo erroneamente propagado, a agricultura brasileira é um dos países que menos usam defensivos por área e, mesmo assim, estamos entre os maiores produtores agrícolas do planeta.

Outra boa notícia é que a associação entre os defensivos agrícolas e as inovações tecnológicas de pulverização agrícola está ajudando nosso país a ganhar essa batalha.

Por meio da agricultura de precisão e tecnologias associadas, a pulverização agrícola inteligente é uma grande contribuidora do desenvolvimento do agronegócio, levando inovação, eficiência e garantindo um crescimento mais sustentável dessa operação.

Principais inovações tecnológicas da pulverização agrícola

O agronegócio brasileiro está cada vez mais se rendendo às inovações relacionadas à agricultura de precisão. 

Com foco na eficiência, produtividade, sustentabilidade e redução de custos, essas inovações tecnológicas vêm garantindo ótimos resultados na aplicação de defensivos, auxiliando o produtor não só durante a pulverização, mas também em suas decisões estratégicas. 

Entre as tecnologias e inovações transformadoras da pulverização agrícola, se destacam:

  1. Telemetria

Essa é uma técnica focada na coleta e compartilhamento remoto de dados sobre equipamentos e máquinas agrícolas. 

No caso dos pulverizadores agrícolas, a telemetria tem a capacidade de gerar um diagnóstico de toda a operação de pulverização, oferecendo informações importantes para melhor gestão da operação e permitindo adequações nas operações futuras. 

Por meio da telemetria são gerados relatórios diários das operações realizadas pelos pulverizadores. Estes relatórios, quando analisados, ajudam a otimizar o processo.

  1. Softwares de aplicação de defensivos agrícolas

A gestão da operação de pulverização, quando assessorada por softwares e ferramentas digitais, permite otimizar o uso de defensivos agrícolas na lavoura, aumentando a efetividade e economizando lucros.

Estes softwares também garantem a coleta de dados durante toda a pulverização, permitindo o acompanhamento contínuo da operação e a tomada de decisão sobre quais devem ser as melhores práticas que aliem a eficiência da pulverização com a economia no uso de defensivos agrícolas.

  1. Veículo agrícola autônomo (VAA)

O uso de veículos agrícolas autônomos é uma das grandes expectativas no campo. Esses veículos são capazes de realizar sozinhos determinada operação de pulverização. 

Porém, essa é ainda uma tecnologia futurista e ainda não comercializada, mas tem tudo para ser a próxima revolução dentro da pulverização agrícola. 

Em setores de pesquisa, já existem protótipos que funcionam de modo totalmente automatizado. Estes veículos são guiados por sensores, GPS e câmeras ultramodernas, que conferem maior eficiência e segurança à operação.

  1. Pulverização aérea

Aviões e drones são também inovações que estão ganhando cada vez mais espaço dentro da pulverização agrícola aérea.

Estes equipamentos garantem maior agilidade na aplicação dos defensivos, sem a perda de qualidade. Também diminuem a ocorrência de contaminações, já que não há o contato direto com a lavoura;

Quando comparada com a pulverização terrestre, a pulverização aérea é fundamental para pulverizar grandes áreas, aplicando o defensivo em mais hectares em um período de tempo muito menor. 

Consequentemente, a pulverização aérea é um tipo de investimento com ótima capacidade de retorno para agricultores.

  1. Inteligência artificial

Devido à sua ampla capacidade, a IA tem tudo para ser a grande transformadora da agricultura. Dentro da pulverização, ela será usada especialmente na análise de dados capazes de otimizar o manejo, sempre com o apoio de sensores, drones e máquinas conectadas.

No campo, a IA vem sendo usada na pulverização localizada, utilizando os defensivos de forma racional. Com isso, aumenta-se a eficiência na produção de alimentos com o menor impacto ambiental possível, inclusive com a pulverização aérea.

Com os avanços na tecnologia, a tendência é que a IA permita que as máquinas ajam de forma adaptativa, permitindo que elas se ajustem a diferentes condições no ambiente, o que se torna essencial em um setor tão dinâmico quanto a agricultura.

  1. Pulverização eletrostática

Essa é uma moderna tecnologia que consiste em carregar eletricamente as gotas nos bicos de pulverização, com cargas positivas ou negativas. Com isso, essas gotas são atraídas pelas folhas das plantas, impedindo que elas sejam desviadas durante a trajetória. 

Essa tecnologia, quando aplicada no campo, reduz a perda para o meio ambiente (deriva), além do desperdício do produto.

Pulverização agrícola rumo ao futuro

 Pelas muitas vantagens e benefícios, há a expectativa que todas essas inovações tecnológicas ganhem cada vez mais espaço em grandes lavouras, principalmente por permitirem o uso mais sustentável dos defensivos agrícolas. 

Tais soluções estão em sintonia com o novo consumidor que se preocupa cada vez mais com o impacto ambiental da produção dos alimentos e produtos que utilizam. 

Contudo, a extensão do uso dessas alternativas ainda é um mistério devido à vários fatores da ordem mercadológica, econômica e social. 

A única certeza é que os agricultores devem continuamente acompanhar as inovações que surgem na pulverização agrícola, somente assim conseguirão sobreviver neste segmento tão competitivo.

Assim, produtores rurais, especialmente de grandes lavouras, devem apostar ativamente nas principais inovações tecnológicas da pulverização agrícola, maximizando a eficiência e a sustentabilidade, além de garantir a saúde de suas lavouras.

Prepare-se! O futuro da pulverização agrícola já chegou. Para saber mais, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre a pulverização agrícola de alta performance.