Tecnologia e inovação na aviação agrícola: o futuro da agricultura de precisão

Tecnologia e inovação na aviação agrícola: o futuro da agricultura de precisão

July 14, 2023

Tecnologia e inovação na aviação agrícola: o futuro da agricultura de precisão

No Brasil, o agronegócio é um dos setores mais representativos da nossa economia, com grandes perspectivas de crescimento. Mas, pensar no futuro do setor sem a contribuição da aviação agrícola é praticamente impossível. 

No campo, a aviação agrícola vem sendo utilizada para promover a aplicação de sementes, defensivos químicos e fertilizantes em lavouras, contribuindo para o aumento da produtividade e otimizando as atividades.

Além disso, por meio da agricultura de precisão e tecnologias associadas, a aviação agrícola tende a contribuir ainda mais com o desenvolvimento do agronegócio, inovando e garantindo um crescimento mais sustentável.

No artigo de hoje convidamos você a entender como a aviação agrícola contribui com o avanço da agricultura de precisão e o que esperar para o futuro deste segmento.

Entendendo o que é a aviação agrícola

O espaço aéreo brasileiro possui aproximadamente 22 milhões de quilômetros quadrados, atravessado, a todo momento, por milhares de aviões. Muitos deles são destinados à aviação agrícola.

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, a aviação agrícola possui a 2ª maior frota do mundo, com mais de 2400 aeronaves tripuladas e com grandes perspectivas de ascensão.

Para o desenvolvimento do agronegócio, a aviação agrícola vem sendo utilizada para contribuir com a produção de alimentos, grãos, fibras e biocombustíveis através da aplicação aérea de fertilizantes, sementes e defensivos químicos líquidos ou sólidos.

Também é adotada para combater ocorrências de incêndios com grande eficiência.

Vantagens da adoção da aviação agrícola

Quando utilizada da forma correta, a aviação agrícola é uma atividade que oferece muitas possibilidades, com ela podendo exercer várias atividades. Consequentemente, as vantagens dessa operação são bastante significativas.

Certamente, a possibilidade de uniformidade é uma das suas principais características da aviação agrícola. As aplicações com aviões são feitas em velocidades constantes e não sofrem influência do terreno, permitindo operações em qualquer tipo de terreno. 

Além disso, por não entrar em contato com a lavoura, as aplicações aéreas não causam danos diretos à cultura (amassamentos), ou ao solo, evitando sua compactação. 

As demais vantagens da aviação agrícola são:

  • Agilidade na aplicação, sem a perda de qualidade;
  • Diminui a ocorrência de contaminações, por não existir contato direto com a lavoura;
  • Maior segurança. Por necessitar de profissionais capacitados e trabalhar dentro das condições exigidas pela legislação, o controle de qualidade é maior, garantindo segurança para a lavoura e meio ambiente;
  • Economia de tempo e recursos. Com a aviação agrícola, há o consumo de 70% a menos de água que a aplicação tratorizada, com a aplicação ocorrendo em um tempo muito menor;
  • Capacidade de flexibilidade e qualidade, com a possibilidade de pulverização em condições adversas, como solos encharcados.
  • Maior concentração de produto, reduzindo a possibilidade de degradação do produto em função de impurezas contidas na água.

Além dessas vantagens, a aviação agrícola é a grande responsável por aumentar a eficiência no controle de pragas, diminuindo o número de perdas e preservando a colheita.

Enquanto máquinas terrestres levariam dois dias para cobrir um percurso, a aeronave consegue realizar o mesmo trajeto em apenas uma hora. Essa agilidade é importante, pois garante que a praga irá causar o mínimo de prejuízos para a lavoura.

O que esperar para o futuro da aviação agrícola?

Para garantir o futuro da agricultura brasileira, a aviação agrícola será indispensável. Seja auxiliando nas pulverizações, ou combatendo pragas, é praticamente impossível imaginar o uso de soluções tecnológicas no futuro sem o auxílio dos aviões.

Com a capacidade de otimizar o tempo de diversos agricultores e ser mais eficiente do que outras soluções disponíveis, os aviões agrícolas são alguns dos principais responsáveis pelo grande desenvolvimento do agronegócio, com grandes tendências de evolução.

Neste cenário, especialistas no segmento indicam que a aviação agrícola irá inovar baseada no uso cada vez maior de dados sobre o campo e a operação em si. 

Neste contexto, há a tendência da adoção de tecnologias habilitadoras da conectividade e da Internet das coisas (IoT), que são grandes aliadas nesse processo de modernização do campo.

Ao dominar as informações da operação, será possível criar soluções que potencializam a qualidade dos processos, aperfeiçoando as tarefas e simplificando a rotina dos agricultores.

Neste contexto, a Perfect Flight representa hoje uma parte importante do desenvolvimento de toda a evolução da aviação agrícola. 

O último ciclo de inovação são os softwares de melhoria de performance e monitoramento de dados, onde a Perfect Flight é protagonista e uma das principais referências na aviação agrícola. 

O grande objetivo dessa solução é otimizar a performance e melhoria dos índices de acerto e uniformidade das aplicações de forma contínua.

Este moderno aplicativo auxilia ainda na diminuição da emissão de defensivos liberados pelas aeronaves agrícolas, pois utiliza softwares e instrumentos que monitoram em tempo real e de forma precisa a aplicação dos insumos em áreas de plantio.

Por fim, esse sistema foi criado pensando em facilitar o dia-a-dia do produtor rural em suas pulverizações aéreas. Sua utilização é muito simples, dispensando longos treinamentos. Basta receber seus dados de acesso e iniciar o seu uso, de forma prática e intuitiva.

Ou seja, a evolução da aviação agrícola é constante e continua contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio. A Perfect Flight, atenta a isso, desenvolve as melhores soluções para otimizar as pulverizações agrícolas.

Acesse o site da Perfect Flight e conheça a revolução em análise de pulverizações aéreas.