Drone para pulverização: vale a pena investir nessa tecnologia?

Drone para pulverização: vale a pena investir nessa tecnologia?

July 14, 2023

Drone para pulverização: vale a pena investir nessa tecnologia?

O uso de drones em operações agrícolas está cada dia mais comum no agronegócio brasileiro. E, dentre as muitas possibilidades, o drone para pulverização se destaca.

Na etapa de pulverização, os drones têm exercido um grande impacto na produtividade das culturas, principalmente por alcançar regiões que não seriam alcançadas por outros métodos.

Mas será que realmente vale a pena investir em um drone para pulverização? 

Assim como outras tecnologias, este é um equipamento que ainda demanda um certo capital para investimento, e consequentemente muitos produtores  ficam com um pé atrás.

No artigo de hoje convidamos você a entender o que é um drone para pulverização e quais são suas principais vantagens que certamente vão estimular todo agricultor a investir neste tipo de tecnologia.

O que é um drone para pulverização?

Drones são equipamentos cada vez mais utilizados para monitoramento de lavouras, captura de imagens para formação de mapas e coleta de dados.

Mas um movimento crescente dentro do segmento é o uso do drone para pulverização, que vem ganhando cada vez mais mercado.

Com alta capacidade de controle de plantas daninhas e a eficiência ao lidar com pragas e doenças, os drones para pulverização têm apresentado ótimos resultados.

Isso ocorre principalmente pela grande evolução tecnológica desses equipamentos, que tende a avançar ainda mais com a maior adoção no campo.. 

Esse avanço traz o surgimento  de novas ferramentas para o processo de pulverização, visando maior eficácia e rapidez, com menor custo e mitigação de riscos de contaminação ambiental e humana.

Como funciona a pulverização realizada por drones?

 A pulverização realizada com os drones está cada dia mais simples e otimizada. Ela segue os mesmos parâmetros pré-estabelecidos na pulverização convencional.

Ou seja, antes da realização do manejo de pulverização, devem ser feitas as avaliações da cultura alvo.

Após a avaliação do estágio da cultura, deve-se proceder com a escolha dos bicos, da forma de jato e da vazão do produto a ser aplicado.

O preparo do princípio ativo e da calda também seguem os mesmos modelos da pulverização convencional, como ordens de adição e formulações. 

Posteriormente há a inserção dos planos de voo no software, para que estes equipamentos possam iniciar as operações em campo.

Após a pulverização é também necessário gerar relatórios de análises de pulverizações, baseados na performance do manejo e em relatórios de sustentabilidade.

Benefícios da pulverização com drones

O uso de um drone para pulverização apresenta uma série de vantagens e benefícios que certamente são essenciais para ter uma agricultura mais produtiva, eficiente e sustentável.

Entre os benefícios da pulverização com drones, merecem destaque:

  • Maior precisão: os drones para pulverização têm a capacidade de efetuar a aplicação de produtos em áreas bastante específicas da lavoura e que, por vezes, não são alcançadas pelos métodos mais usuais;
  • Eficiência para áreas diferentes: por serem bem mais precisos, os drones têm a capacidade de pulverizar áreas com características diferentes (relevo, presença de áreas de preservação, etc), mas sempre com a mesma eficiência. Isso naturalmente gera economia e aumentando eficiência do processo;
  • Diminuição da necessidade de mão de obra: esses equipamentos são operados por apenas uma pessoa. Isso diminui os riscos de erros humanos e também a exposição de operadores à toxidade dos produtos;
  • Diminuição da compactação do solo e danos às plantas: drones não causam compactação do solo e nem danos de derrubada ou arranquio de plantas, diferentemente de outras técnicas;
  • Terrenos em declive ou com alta umidade de solo não são um problema;
  • Ideais para uso específico em algumas culturas: culturas como o milho, em estágio avançado de desenvolvimento, limitam a entrada de certas máquinas pela altura da planta. Ao usar drones, tais problemas são resolvidos.

Diante destes muitos benefícios, ter um drone para pulverização é um ótimo meio de se economizar e ter produtividade, além de evitar trabalhos humanos em contato com os produtos.

Realmente vale investir em um drone para pulverização?

Mesmo diante dos muitos benefícios citados, adquirir um drone para pulverização naturalmente não é uma decisão fácil. Ainda há muitas dúvidas e até descrenças sobre o retorno deste tipo de investimento. 

Esse tipo de dúvida tem fundamento e precisa ser ponderada, essencialmente diante do alto investimento demandado para a aquisição deste tipo de equipamento. 

Mas uma coisa é certa, os drones utilizados na pulverização são uma excelente forma de o agricultor ser mais produtivo, rentável e sustentável.

Para se ter uma ideia, um único equipamento tem a capacidade de cobrir 12 hectares em uma hora de trabalho. Essa produção se assemelha à de um pulverizador tratorizado de arrasto, que possui um tanque de 600 litros.

Assim, além de aplicar defensivos agrícolas com uma eficiência superior a 30% se comparado aos tratorizados de arrasto, o drone para pulverização também permite economia de água.

Outro fator de estímulo sobre o uso dessa nova tecnologia no campo é o seu custo-benefício, que é muito melhor quando comparado a outras opções.

Esse custo-benefício é conquistado por meio da redução dos custos operacionais, economia no uso de defensivos químicos e significativo aumento da produtividade.

Dessa forma, os pontos citados neste artigo certamente pesam a favor da realização de investimento em um drone para pulverização. Não resta dúvidas que os benefícios serão significativos com a adoção dessa tecnologia.

A tecnologia é uma grande aliada de drones para pulverização. Conheça a solução da Perfect Flight e saiba como ela pode ajudar no seu manejo de pulverização.