Como os mapas de aplicação ajudam a pulverização agrícola?

Como os mapas de aplicação ajudam a pulverização agrícola?

July 12, 2023

Como os mapas de aplicação ajudam a pulverização agrícola?

A agricultura moderna, representada especialmente pela agricultura de precisão, deu um grande salto com o desenvolvimento de mapas de aplicação. Basicamente, essa é uma ferramenta que mostra cada talhão com maior detalhamento, facilitando as operações.

Com o auxílio de equipamentos específicos é possível coletar dados para criar mapas de aplicação. Isso permite planejar rotas e realizar a aplicação de insumos com uma eficiência muito maior. 

Neste artigo convidamos você a entender o que são os mapas de aplicação e porque eles são imprescindíveis para gerenciar a aplicação de insumos de forma muito mais inteligente. 

Veja também um estudo de caso que mostra, de uma forma mais prática, o quão importante são estes mapas para as aplicações realizadas por aviões.

O que são mapas de aplicação?

Não há como contestar: o surgimento da agricultura de precisão, ocorrido em meados da década de 80 nos EUA, revolucionou o dia a dia da gestão de lavouras. 

As ferramentas tecnológicas de agricultura de precisão permitiram entender as condições da lavoura e qualidade das operações realizadas, apenas olhando para diversos mapas.

Basicamente, estes mapas são representações gráficas de partes ou de toda a lavoura criadas a partir de camadas de dados. Permitem analisar detalhes da cultura em determinado momento da safra e em diferentes pontos da propriedade.

Dentre as muitas representações gráficas, os mapas de aplicação de insumos se destacam por contribuir com o aumento da produtividade da lavoura com menor custo. Com eles, produtores podem ter em mãos as características exatas das áreas. 

Assim, com base neste mapeamento, há a possibilidade de otimizar a performance do tratamento realizado em determinada área, ao comparar o mapa de aplicação com a produtividade registrada naquele local.  

Isso é possível porque, com estes mapas, os pilotos de aviões agrícolas, por exemplo, conseguem realizar a aplicação do insumo no lugar certo e ter ainda mais eficácia na operação.

Importância dos mapas de aplicação 

Os mapas estão cada dia mais presentes nos manejos agrícolas. Com eles, os gestores do agro conseguem tomar decisões mais assertivas, inteligentes e seguras, otimizando processos e reduzindo custos.

A análise dos mapas visuais de aplicação oferece uma série de informações que permitem ao gestor analisar a qualidade da ação. Além disso, visualiza com precisão, por meio de mapas e índices, a qualidade e o rendimento da aplicação dos insumos.

Dessa forma, cabe aos mapas de aplicação ajudar o gestor agrícola e o piloto do avião identificar:

  • Todo o planejamento da rota;
  • Em quais áreas não houve aplicação, indicando erro de aplicação no alvo;
  • Possíveis ocorrências de sobreposição de aplicações;
  • Quando, onde e como as aplicações foram feitas.

Importante salientar também que os sistemas geradores destes mapas (como o da Perfect Flight, que veremos ainda neste artigo) fazem as leituras pré e pós-aplicação e oferecem a informação aos operadores. Também monitoram os voos, oferecendo as coordenadas certas. 

No pré-voo, o piloto seleciona a área em que aplicará o defensivo. Então, a ferramenta já indica dentro da rota quais são os lugares proibidos, como florestas e áreas de proteção permanente. 

Assim, o mapa de pré-voo gerado mostra qual deve ser o caminho a ser percorrido, com parâmetros de segurança de áreas restritas.

Ou seja, o grande objetivo dos mapas de aplicação é oferecer as informações para que o gestor corrija erros antes da aplicação dos insumos, reduzindo o custo do produtor e protegendo o meio ambiente.

Estudo de caso: aumentando a eficiência de aplicação com o uso de mapas

Com o objetivo de auxiliar agricultores na aplicação de defensivos agrícolas, a Perfect Flight possui um sistema criado para facilitar o dia a dia de produtores que realizam essa atividade por meio de aviões.

Esse sistema representa uma solução que foca na análise da qualidade, aproveitamento e sucesso das aplicações de insumos, otimizando a performance e melhorando os índices de acerto.

Isso torna a pulverização aérea mais assertiva, já que ela ocorre com menor uso de defensivos e outros insumos, além de proteger o meio ambiente.

Mas, melhor do que apresentar os benefícios desse sistema é mostrar de uma forma prática a evolução de um parceiro da Perfect Flight que começou a utilizar os mapas de aplicação e conseguiu otimizar suas pulverizações. 

Este parceiro da Perfect Flight realizava suas aplicações sem uma gestão  eficiente. Ele tinha rotas mal planejadas e consumia muito combustível. Também apresentava falhas de aplicação com baixa taxa de precisão.

Após o uso dos mapas de aplicações gerados pela solução da Perfect Flight, este agricultor conseguiu melhorar significativamente suas aplicações.

Ao utilizar os mapas, suas rotas passaram a ser melhor planejadas (consumindo menos combustível), a taxa de falha foi reduzida e houve uma maior uniformidade de aplicação, melhorando toda a operação.

Confira a representação gráfica abaixo e veja mais sobre esses benefícios conquistados por este parceiro da Perfect Flight ao adotar os mapas de aplicação:

https://lh5.googleusercontent.com/E6aLkqKFf1w8_eHTFgCQisLbtgDQPlxdecaeAkKtABAc_VfMv0dIq5BImPU3YF4-6Q40YFohxai_NXJtNM6mmcOiYCk0HJQx4741LJQIii2XGAYORpHkMR3NMxYoE6QANNr6j1BkeyPYXLv3_6ajnPE

Pontos de melhoria obtidos neste estudo de caso

Como você pode ver neste estudo de caso, os benefícios com o uso de mapas de aplicação se basearam em 4 pontos de importância:

Rota do voo

Sem um mapa de pré-voo, o próprio piloto precisa desenhar o perímetro das áreas de aplicação através do uso de alguma ferramenta, o que pode aumentar as possibilidades de erro. 

Além disso, se faltar alguma informação importante que o piloto não inclua no mapa (como por exemplo alguma área de restrição), isso já pode trazer consequências tanto para o produtor quanto para o piloto e para o meio ambiente. 

Dessa forma, uma rota bem planejada depende de todas as informações necessárias sobre a área que será pulverizada. 

Isso evita uma série de consequências negativas, como maior quantidade de produto aplicado, maior risco de sobreposições ou falhas, maior esforço do piloto e maior tempo para o processo de aplicação.

Consumo de combustível

O maior consumo de combustível tem três efeitos negativos evidentes: maior custo, maior tempo (porque o piloto vai precisar abastecer mais vezes), e maior emissão de CO2.

Falhas de aplicação

As falhas de aplicação são aquelas áreas onde deveriam receber a pulverização, mas, por algum motivo, isso não ocorreu. Isso resulta no não controle do problema naqueles locais (pragas, doenças ou plantas daninhas).

Essas falhas podem oferecer um prejuízo ainda maior no futuro. Além da perda de produtividade nessas áreas, o não controle pode fazer com que o problema se alastre, dificultando e aumentando o custo do controle.

Precisão e Uniformidade

Os mapas de aplicação contribuem para que a aplicação dos insumos seja mais precisa e uniforme. Por consequência, o desperdício é menor e a qualidade da pulverização aumenta, resultando em maior lucratividade dessa operação.

Assim, ao adotar os mapas de aplicação, este parceiro da Perfect Flight conseguiu aumentar a performance da sua lavoura, reduzindo custos com a aplicação de produtos, minimizando impactos ambientais e melhorando a qualidade desse manejo.

Você também quer melhorar a pulverização aérea de insumos na sua lavoura? Solicite um teste grátis e entenda como isso é possível.